Agências do Medicamento partilharam experiências e boas práticas em ensaios clínicos

Agências do Medicamento partilharam experiências e boas práticas em ensaios clínicos
fevereiro 26, 2021

O INFARMED presidiu esta semana à 5ª reunião realizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Nos dois dias em que decorreu a reunião virtual juntou cerca de 50 participantes do Grupo de Facilitação Europeu de Ensaios Clínicos (CTFG).

Os participantes debateram e partilharam experiências de ensaios clínicos relacionados com vacinas e terapias COVID-19, com o intuito de aperfeiçoar o processo de avalidação.

A reunião serviu também para se fazer o ponto de situação sobre um conjunto de matérias técnicas e legais, nomeadamente futura nova regulamentação, a atualização de projetos em curso como o Sistema de Informação de Ensaios Clínicos (CTIS), além de se avaliar as futuras iniciativas do Grupo.

A reunião foi aberta pelo vice-presidente do INFARMED, António Faria-Vaz, que destacou a importância do CTFG, em particular, no último ano de pandemia, ao mesmo tempo que assinalou a relevância do objetivo principal de harmonização e cooperação entre os países europeus na área dos ensaios clínicos.

ctfg-01.jpg

O Grupo de Facilitação Europeu de Ensaios Clínicos (CTFG) foi criado em 2004 com o objetivo de coordenar a implementação da diretiva 2001/20/CE, em todos os Estados membros da União Europeia (UE). Atua como um fórum de discussão de princípios e procedimentos aplicáveis em toda a UE com o objetivo de Promover a harmonização das decisões de avaliação de ensaios clínicos, e procedimentos a nível da UE.

Esta reunião faz parte do conjunto de 20 reuniões de grupos de trabalho e comités que o INFARMED vai organizar durante a Presidência Portuguesa.

Saber mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.