Agências europeias debatem medicamentos à base de plantas

Agências europeias debatem medicamentos à base de plantas
março 18, 2021

O INFARMED presidiu, esta semana, à oitava reunião no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O evento reuniu cerca de 70 participantes do Comité de Medicamentos à Base de Plantas (HMPC).

Durante os dois dias da reunião, os debates e apresentações centraram-se principalmente no uso medicinal da canábis e no recurso a medicamentos à base de plantas na prevenção e tratamento de COVID-19. Além de presidir à reunião, o INFARMED aproveitou também para apresentar os seus conhecimentos relativamente à canábis, nomeadamente em relação ao enquadramento legal internacional e nacional. Os peritos do INFARMED tiveram ainda a oportunidade de partilhar as suas experiências na implementação de legislação relativa à utilização de medicamentos e preparações à base de Cannabis em todas as fases do circuito.

No segundo dia da reunião, focou-se o potencial de medicamentos à base de plantas relativamente à prevenção e tratamento de COVID-19 notando-se a necessidade de realização de estudos que sejam capazes de responder de forma mais concreta a questões como as implicações, efeitos secundários e resultados positivos. Foi também realçada a importância da existência de informações credíveis relativas à possibilidade de interacções entre produtos à base de plantas e outros medicamentos, tanto para médicos como para doentes, tal como a que é disponibilizada pelo Observatório de Interacções Plantas-Medicamentos, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

imagem-04.jpg


O Comité de Medicamentos à Base de Plantas é o comité da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) responsável pela compilação e avaliação dos dados científicos sobre as substâncias, preparações e associações à base de plantas, para apoiar a harmonização do mercado europeu. Este Comité foi estabelecido pela Diretiva nº 726/2004 CE, que veio introduzir um procedimento de registo simplificado para os medicamentos tradicionais à base de plantas nos Estados membros da UE.

Esta foi a oitava reunião do conjunto de 20 reuniões de grupos de trabalho e comités que o INFARMED organiza durante os seis meses da Presidência Portuguesa.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.