O INFARMED presidiu, esta terça-feira, à nona reunião no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O evento reuniu cerca de 40 participantes do Grupo de Trabalho de Profissionais de Comunicação (WGCP).
Durante a reunião, os debates e apresentações centraram-se principalmente nos desafios existentes e lições a retirar a propósito do combate à Pandemia.
A reunião contou com a presença de representantes da Comissão Europeia, Agência Europeia do Medicamento (EMA) e da norte-americana Food and Drug Administration (FDA). Os participantes debateram a importância da transparência na comunicação, como aumentar o alcance da comunicação e a melhor forma de utilizar as redes sociais para o conseguir. Estiveram também em destaque apresentações sobre como lidar com a desinformação, bem como sobre os recursos de comunicação disponíveis na Comissão Europeia para suporte à entrada em vigor do novo Regulamento dos Dispositivos Médicos.
O Grupo de Trabalho de Profissionais de Comunicação, criado em 2007 pelos Heads of Medicines Agencies (HMA), tem como objetivo desenvolver conhecimentos em comunicação, partilhar boas práticas, ajudar a coordenar a comunicação em toda a rede dos HMA em situações de crise, bem como melhorar a relação dos HMA com os seus stakeholders.