Autoridades europeias debatem Farmacovigilância

Autoridades europeias debatem Farmacovigilância
abril 26, 2021

O INFARMED presidiu nesta sexta feira dia 23 de abril, à décima-segunda reunião no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que decorre durante o primeiro semestre deste ano. A iniciativa juntou cerca de 100 participantes do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Uma parte significativa da reunião focou-se nos desafios da monitorização de segurança das vacinas COVID-19 e lições a retirar, a importância da transparência e comunicação e o trabalho acrescido que toda a rede regulamentar europeia tem vindo a experienciar durante a pandemia, ao mesmo tempo que foram debatidas formas para otimizar o sistema e os recursos de cada Estado Membro.

Foi discutida a importância de explorar novas tecnologias para melhorar a Farmacovigilância, em particular a ciência dos grandes volumes de dados e engenharia de dados, onde os participantes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de um estudo de caso a partir da experiência desenvolvida em Portugal.

Os participantes discutiram também, junto com a Comissão Europeia, possíveis alterações legislativas a introduzir na Estratégia Farmacêutica para a Europa.

O PRAC é um comité científico constituído por membros nomeados por cada um dos Estados-membros da União Europeia e países do EEE-EFTA, por peritos nomeados pela Comissão Europeia e ainda por representantes dos profissionais de saúde e de associações de doentes. O PRAC é responsável pela avaliação de todos os aspetos da gestão dos riscos associados à utilização de medicamentos de uso humano.

 O INFARMED é responsável pela coordenação até Junho do conjunto de 20 reuniões dos diversos Comités e Grupos de Trabalho.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.