Cooperação para enfrentar desafios sobre preços e comparticipações em Medicamentos

Cooperação para enfrentar desafios sobre preços e comparticipações em Medicamentos
março 12, 2021

O INFARMED presidiu, esta sexta-feira, à sétima reunião no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O evento reuniu cerca de 80 participantes da Rede de Autoridades Competentes em Preços e Comparticipações de todos os Estados Membros, Comissão Europeia e OCDE.

A reunião focou-se no tópico da Acessibilidade aos Medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Os participantes partilharam conhecimento e experiências sobre como lidar com estes desafios. O INFARMED, em nome de Portugal, apresentou as principais estratégias adoptadas nos últimos anos para enfrentar este desafio, juntamente com os representantes de Espanha e Eslovénia.

Foram igualmente apresentadas as experiências dos Países Baixos, França, Suécia e Bélgica sobre as novas tecnologias emergentes, nomeadamente as de uso único, bem como a utilização de dados de utilização para acompanhar o acesso dos medicamentos inovadores.

Ao longo da reunião foi destacada a necessidade de aprofundar a cooperação e colaboração entre Estados-Membros e respetivas agências nacionais, mas também com a Comissão Europeia e a OCDE.

6-750x400-12marco.jpg

A reunião contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, na sessão de abertura, que destacou a necessidade de os Estados-Membros “trabalharem em conjunto” por forma a “encontrar os mecanismos corretos” e “definir estratégias de médio e longo prazo” que promovam o acesso aos cuidados de saúde.

O Presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, aproveitou o arranque da reunião para salientar que a agenda deste encontro está em linha com as prioridades na área da saúde definidas pela Presidência Portuguesa - promoção da sustentabilidade e equidade no acesso dos doentes aos medicamentos e dispositivos médicos.

 

4-750x400-12marco.jpg

A Rede de Autoridades Competentes em Preços e Comparticipações é uma plataforma de cooperação informal que oferece a oportunidade de identificar, partilhar e discutir informações, conhecimentos e melhores práticas/políticas com outros Estados-Membros, no domínio de preços e comparticipação de medicamentos.

Esta foi a sétima reunião do conjunto de 20 reuniões de grupos de trabalho e comités que o INFARMED organiza durante os seis meses da Presidência Portuguesa.

 
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.