Grupo de combate aos medicamentos falsificados debateu ações recentes

Grupo de  combate aos medicamentos falsificados debateu ações recentes
junho 02, 2021

O INFARMED, presidiu no dia 2 de junho à 29ª reunião do Grupo de trabalho para o combate aos medicamentos falsificados (WGEO), organizada no âmbito da Presidência Portuguesa.

A reunião juntou mais de 110 representantes das entidades nacionais e internacionais responsáveis pela aplicação e fiscalização das leis e regulamentos, onde se incluíram representantes da Comissão Europeia para as áreas do medicamento para uso humano e veterinário.

Os participantes discutiram as recentes atividades e investigações relacionadas com a área dos medicamentos. Durante a sessão, foi apresentada uma atualização da HMA e EMA sobre atividades na área das vacinas e monitorização da segurança, bem como apresentações sobre a inspeção e atividades laboratoriais por parte dos representantes portugueses.

Houve ainda um debate na sequência das palestras sobre as ações de execução tomadas na Alemanha. Finalmente, os participantes foram informados das iniciativas programadas pela futura Presidência Eslovena do Conselho da UE.

O grupo de trabalho para o combate aos medicamentos falsificados (WGEO) é composto pelos representantes das autoridades competentes do medicamento europeias e internacionais, polícia e autoridades aduaneiras, OMS, Conselho da Europa, bem como da Agência Europeia do Medicamento e Comissão Europeia. O objetivo do grupo é a partilha de conhecimentos e experiências, a organização e participação em investigações conjuntas, a identificação de boas práticas e a agilização de situações de cooperação internacional em investigações de crime farmacêutico.

Esta reunião foi mais uma do conjunto de 20 reuniões virtuais no âmbito da Presidência Portuguesa que o INFARMED promoveu dos diferentes Grupos e Comités responsáveis pela implementação de medidas na área do Medicamento

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.