Infarmed anuncia prioridades para Presidência Portuguesa

Infarmed anuncia prioridades para Presidência Portuguesa
janeiro 21, 2021

O Presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, aproveitou o 28º aniversário da instituição, realizado no passado dia 15 de janeiro, para anunciar os objetivos e metas da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia na área dos medicamentos e dispositivos médicos.

Num evento online que contou com a participação da ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado, Diogo Serras Lopes, o presidente do Infarmed apresentou o tema para a sua área: “Apoiar o Acesso Sustentável, Equitativo e Universal ao Medicamento e Dispositivos Médicos”. Um lema que reflete a prioridade assumida para toda a Presidência, “Tempo de Agir para uma recuperação justa, verde e digital”.

Ao longo da sua intervenção, Rui Santos Ivo elencou as metas definidas para o espaço comunitário nos próximos seis meses. Além de “reforçar a sua autonomia estratégica” e “melhorar aspetos estratégicos regulamentares e científicos da área dos dispositivos médicos”, Rui Santos Ivo prometeu também trabalhar para “ter em conta os custos e os preços, não só dos Medicamentos, mas também dos dispositivos médicos”. Finalmente, comprometeu empenhar
a sua equipa “na implementação da Estratégia Farmacêutica para Europa”: “Abertos a novas soluções, comprometidos com a concertação, trabalhando em equipa, e sem receio de procurar propostas e soluções concretas que respondam às necessidades dos nossos cidadãos”, resumiu.

O responsável não esqueceu o trabalho realizado no último ano pelo Infarmed e o contributo dos que trabalham na instituição, destacando “a sua dedicação, o seu espírito de missão, o seu profissionalismo e a sua capacidade de resposta aos enormes desafios que a pandemia levantou”.

Coube a Maria João Morais, Diretora do Gabinete de Relações Internacionais e Desenvolvimento do Infarmed, concretizar as iniciativas da Presidência nesta área durante os próximos seis meses.

A diretora anunciou para os dias 28 e 29 de abril a organização da Conferência “Accessibility, Availability & Affordability of Medicines and Medical Devices For a Stronger and Resilient EU”, e definiu a Reunião Formal da EPSCO (Encontro dos ministros da Saúde Europeus), a 15 de junho, como o momento da apresentação das Conclusões ao Conselho para a área do medicamento e dispositivos médicos.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.