INFARMED reuniu peritos europeus para debater estratégia de avaliação de medicamentos

INFARMED reuniu peritos europeus para debater estratégia de avaliação de medicamentos
maio 27, 2021

O INFARMED presidiu nesta quinta-feira, dia 27 de maio, a uma reunião conjunta dos Comités de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) e de Terapias Avançadas (CAT) no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que decorre durante o primeiro semestre deste ano. A reunião de trabalho juntou mais de 100 participantes das Agências de Medicamentos dos países da EU/EEE e outras entidades europeias como Agência Europeia do Medicamento (EMA) e Comissão Europeia.

Os participantes debateram metodologias inovadoras de avaliação como suporte à decisão regulamentar para além da implementação de regulamentação relacionada com testes de seleção terapêutica.

Na segunda metade da reunião o CHMP abordou aspetos da Estratégia Farmacêutica para a Europa e das metodologia de avaliação de benefício/risco bem como o futuro dos biosimilares.  O CAT teve oportunidade de conhecer investigadores portugueses que apresentaram trabalhos inovadores na área dos medicamentos de terapia avançada. Foi ainda apresentada uma experiência clínica nacional com recurso a células CAR-T.

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) tem um papel fundamental na autorização de medicamentos inovadores na União Europeia (EU). O Comité de Terapias Avançadas (CAT) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é o comité científico responsável pela avaliação dos medicamentos de terapia avançada (ATMP).

O INFARMED é responsável até Junho pela coordenação do conjunto de 20 reuniões dos diversos Comités e Grupos de Trabalho.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.