Reunião presidida pelo INFARMED debateu qualidade, benchmarking e boas práticas

Reunião presidida pelo INFARMED debateu qualidade, benchmarking e boas práticas
março 05, 2021

O INFARMED presidiu a mais uma reunião que juntou virtualmente cerca de 50 participantes do Grupo de Trabalho de Gestores da Qualidade (WGQM). A iniciativa realizou-se esta quinta e sexta-feira no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

No início dos trabalhos, Cláudia Belo Ferreira, vogal do Conselho Diretivo do INFARMED, destacou a importância da missão do Grupo em proporcionar orientações sobre a gestão da qualidade e benchmarking e sua disponibilidade para abordar novas soluções e metodologias, contribuindo para o reforço e  harmonização de boas práticas na rede europeia de agências reguladoras do medicamento de uso humano e veterinário.

De acordo com agenda, os participantes partilharam conhecimento e experiências em ferramentas de benchmarking, auditorias da qualidade remotas, boas práticas (pacto de conciliação),  simplificação de processos e metodologia Lean. 

Foi igualmente abordado o novo plano de ação do grupo para os próximos 5 anos e seu alinhamento com a nova estratégia da Rede Europeia de Regulamentação de Medicamentos, o qual integra 5 eixos de atuação com foco nas áreas de Gestão da Qualidade – normas e avaliações externas, Gestão de processos, Gestão do Risco, Auditorias Internas e Boas práticas.

b-5-marco-750x400.jpg

 

O Grupo de Trabalho de Gestores da Qualidade (WGQM) atua na Rede Europeia de Regulamentação de Medicamentos relativamente à saúde pública e animal, fornecendo orientações relativas à gestão da qualidade e benchmarking entre as Autoridades reguladoras do medicamento e é composto por representantes de cada Autoridade nacional competente, da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e da EDQM (European Diretorate for Quality of Medicines & HealthCare).

Este foi o sexto evento realizado do conjunto de 20 reuniões de grupos de trabalho e comités que o INFARMED vai organizar durante os seis meses da Presidência Portuguesa.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.