Prioridades na área da Saúde

Prioridades na área da Saúde

Em linha com as prioridades anunciadas para a Presidência Portuguesa foram definidos cinco objetivos principais para a área da Saúde, já apresentados pela Ministra da Saúde, Marta Temido.

O primeiro é enfrentar e combater o COVID-19. Nesse sentido, Portugal vai trabalhar com todos os Estados-Membros por forma a que os seus planos de vacinação possam ser aplicados o mais rapidamente possível. Esse esforço terá em conta a necessidade de uma ação coordenada na prevenção, mitigação e combate à doença.

Outro objetivo será rever o papel da União Europeia no contexto multilateral, nomeadamente no quadro de ações a promover que contribuam para o reforço da Organização Mundial da Saúde. Portugal vai procurar dar visibilidade à dimensão diplomática da Saúde Global, com foco particular no desenvolvimento de alianças estratégicas com África.

O terceiro objetivo será prosseguir a agenda europeia no acesso ao medicamento, centrada no acesso sustentável, equitativo e universal, dando especial atenção às questões relacionadas com a capacidade industrial europeia.

O aprofundamento e disseminação da saúde digital será também um objetivo. O empenho de Portugal será dirigido para a expansão dos mecanismos existentes, para a partilha de informação entre Estados-Membros por forma a contribuir para a criação do Espaço Europeu de Dados de Saúde.

Por último, a Presidência Portuguesa envidará esforços para desenvolver o debate sobre uma União Europeia da Saúde, uma vez que essa é a melhor solução para enfrentar a pandemia, para melhorar a resposta de cada sistema de saúde, e para uma Europa mais coesa e justa.

 

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.